Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

Itaguara no Retrovisor da Saudade - Entre Estradas e Estradeiros

Coração estradeiro: transportando sonhos e progresso, sou caminhoneiro!
XVI Festival de Inverno e Gastronomia 15 a 24 de julho/2016
Exposição de Fotos
Itaguara no Retrovisor da Saudade
 
   Itaguara antes de sê-la já era de tradição estradeira.  Veio primeiramente as trilhas indígenas, depois as picadas. Os caminhos dos bandeirantes e também as estradas carreiras usadas pelos tropeiros.  E agora, as rodovias e estradas estaduais, tão presentes na vida dos estradeiros-caminhoneiros, não só itaguarenses, mas de todos os mineiros e brasileiros!
     O XVI Festival de Inverno de Itaguara e Gastronomia irá homenagear os estradeiros itaguarenses .Todos  Homens com alma desbravadora, cheio de sonhos; sonhadores, mas também realizadores. Caminhoneiros, carreteiros, viajantes, repletos de histórias e estórias para contar e rememorar!
   Itaguara é uma cidade no centro das Gerais, que tem no estampido dos roncos dos motores dos caminhões e carretas muito de sua origem e seu sustento.
   Um lugar conhecido pelos seus encantos, como também de seus quitutes, doces e de seus homens de fibra, trabalhadores que transportam de sol a sol as riquezas do nosso país.  De um canto para outro, choram as saudades da família, os filhos que não veem crescer e as festivas que ficam pela metade porque a carga tem hora certa para entregar.
   É na boleia do caminhão que o estradeiro itaguarense realiza o sonho da prosperidade, do estudo dos filhos, da casa própria, do caminhão novo, da viagem de férias, da família feliz! Ou da vontade da  volta para casa!
    Quanta história, quanto caminho trilhado no sonho de cada filho estradeiro em país que não valoriza a profissão do “Chauffeur de Caminhão”. Que Itaguara seja sempre lembrada, por tradição  estradeira!
   Olhar no Retrovisor da Saudade, das histórias, dos causos lembrados e contados. Para isso, nada melhor que uma foto na parede do Museu Sagarana.
   Sintamos orgulho de nossos bravios e destemidos estradeiros, homens que “colocaram o pé na profissão” para transportar sonhos e esperança do futuro próspero!
 
                                                                                                                          Ana Maria Nogueira Rezende
 
Fotos vinculadas
15/07/2016
Itaguara no Retrovisor: Entre Estradas e Estradeiros

Diz a música de Tony Tornado:

“Há um sonho

Viagem multicolorida

Às vezes ponto de partida

E às vezes porto de um talvez”.

 

A outra fala:

                    “E assim, chegar e partir

                     São só dois lados

                     Da mesma viagem

                     O trem que chega

                     É o mesmo trem da partida

                     A hora do encontro

                     É também de despedida”.

 

   Assim é a vida de um estradeiro ... cheia de sonhos e aventuras. CHEGADAS E PARTIDAS...

 

Pare, olhe e siga em direção ao Museu Sagarana e Viaje na exposição :

Itaguara – no Retrovisor : entre Estradas & Estradeiros

Como chegar: Viaje e volte na Itaguara/Conquista – década de 30 – Siga pela rua Direita até a esquina da casa Paroquial, onde tem o marco E.E.Km130, vire à esquerda e ponto final: MUSEU SAGARANA